Main menu

site top cover

  • Alte Inspira

  • O espírito competitivo está sempre presente - Alte Inspira

  • Um evento desportivo para todas as idades - Alte Inspira

  • Desfrute de trilhos fantásticos - Alte Inspira

  • A Primavera inspira-nos

  • Corrida da liberdade

  • E no final para relaxar desfrute da magnífica Fonte Grande - Alte Inspira

  • Alte Inspira

  • Desfrute de trilhos fantásticos - Alte Inspira

  • A glória da chegada

Organização

1- A Maratona | Passeio BTT ALTE é promovida e organizada pela Escola Profissional de Alte, pelo Grupo Desportivo Serrano e pelo Centro de Animação Infantil de Alte e realiza-se no dia 25 de abril.

2- A Escola Profissional de Alte assim como o Grupo Desportivo Serrano; e o Centro de Animação Infantil de Alte são instituições que por missão prosseguem fins de interesse público. Na edição deste ano promovesse mais uma acção de solidariedade e de sensibilização para a prática do exercício físico com regularidade.

Continuaremos, mais uma vez, a incentivar a prática do exercício físico. Para os jovens, menores de 18 anos, as inscrições terão um valor simbólico de 2,80€.


Perfil Técnico dos Percursos

1- A Maratona|Passeio BTT tem 4 níveis:

- Nível 1 - Passeio Família BTT - 14 Km, fácil em termos físicos e técnicos 1(5);

- Nível 2 - Clássico Passeio BTT - 27 km, com uma dificuldade física e técnica baixa 2(5);

- Nível 3 - Meia Maratona Lazer BTT - 48 Km, com uma dificuldade física e técnica intermédia 3(5);

- Nível 4 - Maratona Lazer e Taça do Algarve de Maratonas XCM BTT - 75 Km, relativamente exigente em termos físicos e técnicos 4(5);

2- O Trail Corrida / Marcha é constituido por um único nível de 12 Km, com um percurso independente.

3- O Passeio Pedestre guiado terá cerca de 10 km.


Logística dos Percursos

1- A partida será dada às 10h.

2- O local da partida (local da concentração) será na Av. Manuel Teixeira Gomes - Alte e o local da chegada será na Fonte Grande - Alte.

3- Os desvios de nível estão assinalados com placas indicativas.

4- Os percursos estão integralmente marcados com placas e fitas sinalizadoras.

5- Por razões de segurança sairão na frente os atletas federados que participem na prova da Taça do Algarve, todos os restantes sairão depois, segundo o respectivo nível. Pelas mesmas razões o percurso dentro da aldeia de Alte estará neutralizado, a partida será dada após a saída da aldeia de Alte.

6- De acordo com a cultura do BTT ALTE os níveis de 1 e 2 de BTT não serão cronometrados. Só os níveis 3 e 4 em BTT e o Trail / Corrida terão extracção de tempos.

7- Existirão Pontos de Controlo (CP) em locais desconhecidos dos atletas. O Controlo de Partida (controlo 0) abre às 08:30h.

8- A Maratona|Passeio BTT terá as seguintes zonas de assistência (ZA):

- Nível 1 - Km 10 e final

- Nível 2 - Km 13, Km 23 e final

- Nível 3 - Km 25; Km 43 e final

- Nível 4 - Km 25; Km 48; Km 69 e final

9- O Trail Corrida / Marcha terá zonas de assistência ao Km 6 e no final.

10- Nas ZA serão fornecidos abastecimento líquido (água e bebida energética) e abastecimento sólido (fruta, figos com amendoas e bolos secos).

11- Por razões de segurança e de ordem logística, todos os participantes deverão terminar o BTT ALTE dentro do limite de tempo previsto (5H45m), existindo para tal um Posto de Controlo situado ao Km 48 em Benafim, tornande-se este desvio obrigatório a partir das 13H30.

Participantes

1- Podem participar pessoas de ambos os sexos.

2- A idade mínima de participação é de 6 anos.

3- O limite mínimo de idade para poder participar no nível 4 (Maratona ) é de 19 anos e no nível 3 ( Meia Maratona ) é de 17 anos. Todos os participantes com idade igual ou inferior a 16 anos, só poderão participar nos níveis 1, 2 de acordo com as normas da FPC.

4- Aos menores de idade é obrigatória a entrega de um termo de responsabilidade assinado pelo encarregado de educação.

5- A participação na Taça do Algarve de Maratonas está limitada a atletas federados na Federação Nacional de Ciclismo do seu país, portadores da respectiva licença válida.

Outros Aspectos para as Classes Competitivas

Todo e qualquer ponto omisso no presente Regulamento como por exemplo, Taxas, Categorias, Pontuação, Classificações, Seguros e Cerimónias Protocolares, regem-se pelo estipulado no Regulamento Geral da Taça do Algarve de Maratonas XCM, disponível em www.uvp-fpc.pt

Inscrição

1- Todos os participantes, ou encarregados de educação no caso de menores de 18 anos de idade, devem ler o regulamento previamente para que o acto de inscrição implique a aceitação plena dos seus termos.

2- As inscrições serão efectuadas exclusivamente on-line no site www.apedalar.com para BTT e no site www.acorrer.pt para Trail Marcha / Corrida e Passeio Pedestre para acompanhantes.

3- O valor da inscrição na Maratona|Passeio BTT e no Trail Marcha / Corrida é de 9,80€.

4- O valor da inscrição no Passeio Pedestre é de 2,80€.

5- No valor da inscrição está incluído:

- Seguro de acidentes pessoais,

- Abastecimentos sólidos e líquidos

- Apoio logístico,

- Apoio mecânico,

- Disponibilidade de balneários,

- Disponibilidade de local para lavagem de bicicletas,

- Primeiros socorros.


6-Para os menores de 18 anos de idade o valor da inscrição nos Passeios é de 2,80€.

7- Os menores de 18 anos deverão enviar obrigatoriamente Termo de Responsabilidade assinado pelo encarregado de educação, disponível no site do BTT ALTE.

Possibilidades de envio: Para o Fax nº 289 478 210, por email para o endereço This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., por correio (para a morada indicada no site) ou pessoalmente na secretaria da Escola Profissional de Alte.

8- As inscrições estão limitadas a 2000 participantes.

9- O prazo de inscrição termina no dia 20 de abril de 2017.

10- As inscrições só serão validadas depois de efectuado o respectivo pagamento.

11- Os pagamentos efectuados fora de prazo ou depois de se ter atingido o limite de participantes validados não serão considerados. Caso ocorram as devoluções serão efectuadas por transferência bancária deduzindo os respectivos encargos bancários.

Serviços Opcionais, Extras e Complementares

1- Almoço convívio - Churrascada na Fonte Grande, para participantes 6,00€, para acompanhantes 7,00€.

2- T-Shirt BTT ALTE 2016: Valor 4,20€

5- Passeio Pedestre para acompanhantes pela aldeia de Alte e zona circundante: Valor 2,80€

6- Passeio Pedestre limitado a 150 pessoas. Informações pelo telefone 289 478 663/8

Forma de Pagamento em Portugal

1-Por Multibanco ou Homebanking, na opção pagamento de serviços, colocando a entidade, referência e valor indicados no relatório da inscrição.

2- Na secretaria da Escola Profissional de Alte.

Forma de Pagamento do Estrangeiro

1-Pagamento por Transferência Bancária IBAN PT50 0045 7030 4019 1854 04204 SWIFT/BIC: CCCMPTPL

2-A validação da inscrição de pagamentos feitos do estrangeiro será feita contra envio do comprovativo da Transferência Bancária por fax 00351289478210 ou email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., indicando o nome do(a) participante.

Secretariado

1- O secretariado será feito nas instalações da Escola Profissional de Alte, sita na Estrada da ponte (E.N. 124, entrada nascente de Alte).

2- O secretariado funcionará nos dias 24 e 25 de abril.

Programa: Secretariado para levantamento de dorsais - Lazer:


- 24 de abril (Segunda) das 09:00h - 20:00h - Escola Profissional de Alte - E.N. 124

- 25 de abril (Terça) das 07:30h - 09:00h - Escola Profissional de Alte - E.N. 124

Programa: Secretariado para confirmação de licenças e levantamento de dorsais (federados) Taça do Algarve de Maratonas:

- 25 de abril (Segunda) das 07:50h - 08:50h - Escola Profissional de Alte - E.N. 124

Programa - 25 de Abril

- 08:30h - Abertura do Controlo de Partida (controlo 0) - Av. Manuel Teixeira Gomes

- 09:05h - Reunião com Diretores Desportivos - Taça do Algarve de Maratonas - Escola Profissional de Alte - E.N. 124

- 09:20h - Chamada dos atletas para a linha de partida - Taça do Algarve Maratonas

- 09:45h - Briefing

- 09:50h - Partida Taça do Algarve de Maratonas

- 10:00h - Partida Lazer: BTT e TRAIL / Corrida

- 10:15h - Partida do Passeio Pedestre

- 11:00h - Chegada do 1.º atleta dO Trail / Corrida

- 12:00h - Chegada do 1.º atleta da Meia Maratona

- 13:05h - Chegada do 1.º atleta da Taça do Algarve

- As cerimónias protocolares de entrega de prémios para a Meia Maratona Lazer BTT, Maratona Lazer BTT e Corrida realizam-se 1hora e 30 minutos após a chegada dos atletas premiados.

- Almoço Convívio - Churrascada na Fonte Grande - servido a partir das 12:00h

 

Seguro

1- Todos os participantes estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais, até à idade limite de 69 anos inclusive.

2- As coberturas e capitais são os seguintes: morte ou invalidez permanente 25.350,00€, despesas de tratamento e repatriamento 4.056,00€, despesas de fúneral 2.028,00€. A cobertura de morte para os menores de 14 anos é substituída por despesas de funeral no valor de 2.028,00€.

3- O seguro tem uma franquia de 50,00€ para despesas de tratamento e repatriamento.

4- Qualquer acidente ou incidente que ocorra durante o decorrer do percurso é da responsabilidade dos participantes, em tudo o que exceda o risco coberto pelo seguro. As coberturas deste seguro funcionam apenas em caso de acidente.

Segurança

1- É obrigatório usar o capacete devidamente colocado durante todo o percurso.

2- Não será permitida a entrada no local da partida a quem não apresentar capacete.

3- O percurso está aberto ao movimento de outros veículos pelo que todos os participantes deverão obrigatoriamente respeitar as regras de trânsito.

4- O participante ao inscrever-se assume que reúne as condições físicas e psicológicas para participar na prova que se inscrever.

5- Recomendamos o uso de vestuário apropriado e que se faça acompanhar de um reservatório com água.

6- A organização aconselha a realização de um exame médico a quem tenha ou tenha antecedentes familiares com problemas cardíacos, diabetes, hipertensão arterial, arteriosclerose, doença renal ou pulmonar.

7- Aconselhamos muita atenção às placas sinalizadoras dos cruzamentos, perigo e das descidas perigosas.

8- Ao longo de todo o percurso existirão diversos veículos (todo o terreno, ambulâncias, motos e automóveis) devidamente identificados como Organização para o acompanhamento e apoio necessários.

9- O Evento dispõe de equipa médica e de socorro.

10- Recomenda-se o uso de conta-quilómetros para facilitar a sua localização em caso de necessidade.

11- Na eventualidade de algum participante se perder, deverá regressar atrás até encontrar a marcação oficial e/ou contactar a organização.

Direitos de Imagem

1 - O participante do evento concede permissão à entidade organizadora de utilizar a sua imagem, gravada em suporte de vídeo, televisão, fotografia, ou qualquer outro meio, para fins promocionais e publicitários do próprio evento e da entidade organizadora.

Alojamento

1- A organização promove novamente um "especial alojamento local BTT ALTE". Ver unidades de alojamento local aderentes e condições no menu "Aldeia de Alte - Alojamento e Restauração".

Balneários

1- Inovador sistema de Balneários instalado no parque da Escola Profissional de Alte (Masculinos e Femininos)

2- Balneários do Sport Clube Benafim (Masculinos e Femininos) - dista 4 Km de Alte

Deveres sociais e ambientais

1- Auxiliar qualquer praticante em caso de acidente, desde que as circunstâncias o exijam.

2- Respeitar as áreas marcadas.

3- Não provocar danos em áreas privadas ou cultivadas.

4- A organização apela a todos os participantes para que não abandonem as embalagens vazias ao longo do percurso. Deverão faze-lo estritamente nos contentores e sacos disponibilizados pelo Clube Ambiente da Escola. Serão dispostos contentores e sacos para o lixo nas ZA, na Chegada e no local do Almoço Convívio

Facebook